IMPORTADO E DISTRIBUÍDO EXCLUSIVAMENTE:

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

TÉCNICAS

TERAPIA RESPIRATÓRIA

As técnicas respiratórias tem como objetivos básicos prevenir, manter e melhorar a função pulmonar, aumentar a capacidade ventilatória, mobilizar secreção e facilitar a tosse.

 

Existem vários tipos de terapia respiratória utilizados como prevenção e tratamento de diversas doenças. Ou seja, a indicação de cada técnica será realizada pelo profissional competente conforme a necessidade de cada paciente.

 

Muitas vezes as técnicas podem ser associadas durante o tratamento ou prevenção das doenças específicas, conforme avaliação e indicação profissional.

As técnicas mais comuns são as seguintes:

TERAPIA INALATÓRIA

Pode ser feita de 3 formas: nebulização (inalador tradicional), aerossol terapêutico (utiliza o espaçador com o medicamento), inalação de partículas de pó seco (medicações específicas).

EXERCÍCIO RESPIRATÓRIO

 

São exercícios simples que o paciente faz com supervisão de um fisioterapeuta para expansão pulmonar, por exemplo, inspiração profunda associado ao movimento dos braços, dentre outros.

 

Normalmente, para obter melhores resultados e execução correta dos exercícios, o profissional indica dispositivos respiratórios específicos para cada objetivo terapêutico.

Os dispositivos para exercício respiratório são classificados da seguinte forma:

INCENTIVADORES RESPIRATÓRIOS

 

Existem incentivadores a fluxo e volume.  O dispositivo a volume é mais efetivo por mensurar os volumes inspirados durante o exercício.

TERAPIA COM PRESSÃO POSITIVA

 

Dispositivo que mantém o pulmão expandido durante o exercício, que pode ser por geração de fluxo de ar ou por resistência de orifício. 

HIGIENE BRÔNQUICA

A técnica de higiene brônquica é indicada para pacientes com retenção de secreção que objetivam facilitar sua mobilização e eliminação através da tosse.

As técnicas utilizadas são:

Drenagem Postural 

Posicionamento do paciente favorecendo a drenagem  da secreção através da ação da gravidade.

Manobras manuais

Percussão, vibro compressão e tosse assistida

Dispositivos para expiração com pressão positiva 

Esses dispositivos geram uma pressão expiratória positiva que facilitará a mobilização da secreção  e eliminação através de tosse seguida ao exercício.

EXPANSÃO PULMONAR E HIGIENE BRÔNQUICA

Abrindo Vias aéreas e Mobilizando Secreções