TÉCNICAS
TERAPIA RESPIRATÓRIA
As técnicas respiratórias tem como objetivos básicos prevenir, manter e melhorar a função pulmonar, aumentar a capacidade ventilatória, mobilizar secreção e facilitar a tosse.
Existem vários tipos de terapia respiratória utilizados como prevenção e tratamento de diversas doenças. Ou seja, a indicação de cada técnica será realizada pelo profissional competente conforme a necessidade de cada paciente.
Muitas vezes as técnicas podem ser associadas durante o tratamento ou prevenção das doenças específicas, conforme avaliação e indicação profissional.
As técnicas mais comuns são as seguintes:
TERAPIA INALATÓRIA
Pode ser feita de 3 formas: nebulização (inalador tradicional), aerossol terapêutico (utiliza o espaçador com o medicamento), inalação de partículas de pó seco (medicações específicas).
EXERCÍCIO RESPIRATÓRIO
São exercícios simples que o paciente faz com supervisão de um fisioterapeuta para expansão pulmonar, por exemplo, inspiração profunda associado ao movimento dos braços, dentre outros.
Normalmente, para obter melhores resultados e execução correta dos exercícios, o profissional indica dispositivos respiratórios específicos para cada objetivo terapêutico.
Os dispositivos para exercício respiratório são classificados da seguinte forma:
INCENTIVADORES RESPIRATÓRIOS
Existem incentivadores a fluxo e volume. O dispositivo a volume é mais efetivo por mensurar os volumes inspirados durante o exercício.
TERAPIA COM PRESSÃO POSITIVA
Dispositivo que mantém o pulmão expandido durante o exercício, que pode ser por geração de fluxo de ar ou por resistência de orifício.
HIGIENE BRÔNQUICA
A técnica de higiene brônquica é indicada para pacientes com retenção de secreção que objetivam facilitar sua mobilização e eliminação através da tosse.
As técnicas utilizadas são:
Drenagem Postural
Posicionamento do paciente favorecendo a drenagem da secreção através da ação da gravidade.
Manobras manuais
Percussão, vibro compressão e tosse assistida
Dispositivos para expiração com pressão positiva
Esses dispositivos geram uma pressão expiratória positiva que facilitará a mobilização da secreção e eliminação através de tosse seguida ao exercício.
EXPANSÃO PULMONAR E HIGIENE BRÔNQUICA
Abrindo Vias aéreas e Mobilizando Secreções